Anais

Título: APRIMORANDO O APRENDIZADO ATIVO E O PENSAMENTO CRÍTICO POR MEIO DE FERRAMENTAS BASEADAS EM IA: UM ESTUDO SOBRE CHATGPT E MICROSOFT BING AI NA EDUCAÇÃO

Proponente(s): Malinovski, J.

Aluno(s): Felipe Weisshaupt Stegun

Área: Engenharias

Programa: Programa Stricto Sensu em Engenharia Biomédica

Resumo: A crescente adoção de grandes modelos de linguagem (LLMs) em inteligência artificial (IA) levou ao seu uso como facilitadores de busca e gerenciamento de conhecimento. ChatGPT e Microsoft Bing AI são exemplos de IA amplamente difundidos e utilizados atualmente. O objetivo deste estudo foi examinar a eficácia dessas duas IAs como ferramentas de gestão do conhecimento em sala de aula durante exercícios de aprendizagem ativa com o objetivo de promover habilidades de pensamento crítico. Os participantes do estudo serão estudantes de duas disciplinas acadêmicas distintas, ciências da computação e psicologia, divididos em pequenas coortes. Os alunos serão orientados a utilizar o ChatGPT e o MS Bing AI e a realizar pesquisas sobre tópicos amplamente conhecidos relacionados à saúde. O resultado pretendido deste estudo será aprimorar as habilidades de raciocínio analítico e dedutivo dos alunos. Os resultados obtidos nesta investigação poderão oferecer evidências para a implementação de LLMs na aprendizagem ativa.

Resumo Expandido: